Energia nuclear
A produção de energia nuclear é feita a partir da fissão do núcleo do átomo, processo que libera grande quantidade de energia, posteriormente transformada em calor. Esse calor aquece as caldeiras das usinas termonucleares, gerando o vapor que vai movimentar as turbinas - essa, sim, são responsáveis pela transformação do movimento em energia elétrica.
Nesse processo, é produzido um material extremamente perigoso; o plutônio. Trata-se de um elemento com altos índices de radioatividade, que exige cuidados especiais ao ser despejado na natureza. Ainda não foi inventada uma forma de anular o efeito tóxico do plutônio; por isso, ele tem sido guardado em recipientes blindados, que são jogados ao mar ou enterrados. Assim como o lixo atômico ainda não tem destino totalmente seguro.
O problema, contudo, permanece por meio de falhas humanas ou das próprias maquinas e equipamentos envolvidos no processo de fissão do átomo podem causar acidentes de grande impacto ambiental. Gerando vazamentos de radioatividade, provocando mortes e doenças na população que vive aos arredores das usinas .
Ocorreu grandes acidentes no Estados Unidos em 1979 e na Antiga Soviética, em 1986 o maior acidente entre eles ocorreu na usina Three Mile Island, na Pensilvânia –EUA, em 1979; e na usina de Chenobyl, em Kiev, Ucrânia, em 1986. Ocorreu também em Goiânia por volta de 1987, quando uma cápsula com 19 gramas de Césio-137 foi levada por dois sucateiros de um ferro-velho, em Goiânia. O instrumento foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação que afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. Oficialmente, quatro pessoas morreram, mas a Associação de Vítimas do Césio-137 estima que o acidente tenha causado 81 mortes.
No Brasil temos duas usinas nuclear em funcionamento: Angra I, Angra II localizada em Angra dos Reis – RJ . A usina Angra III esta em fase de instalação, e estava previsto para junho de 2014.
A energia nuclear é