mobilidade metropolitana do Recife
Introdução ........................................................................................... pág 02
Desenvolvimento ............................................................................... pág 03
Conclusão ........................................................................................... pág 04
Referências Bibliograficas .............................................................. pág 05
Introdução
Nesse trabalho iremos abordar a mobilidade metropolitana do Recife, que se transformou em um grande canteiro de obras. Uma série de investimentos em obras viárias servirão para melhorar a mobilidade urbana não apenas durante, mas também depois dessas duas competições. O Governo de Pernambuco está investindo em obras de infraestrutura, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de toda a população, que vai poder se locomover em estradas novas e modernas, de carro, ônibus e metrô.
Desenvolvimento
A partir de 1974 o governo federal passou a ter uma atuação efetiva no setor dos transportes urbanos
O Ministério dos Transportes, através do GEIPOT como mentor dessa política, passou a formar técnicos e elaborar estudos e projetos. Foi criada, em 1975, a EBTU que tinha como principal função a coordenação dos investimentos federais no setor. Foi incentivada a criação de órgãos gestores locais em todo o país. Foi criada a CBTU, para administração do setor ferroviário de passageiros; Foram Implantados os metrôs do Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre. e a criação do vale transporte.
Na região metropolitana do Recife foram em preendidas ações como, criação da EMTU/Recife (1979), reformulação de todo o Sistema de transporte urbano da RMR (1980), elaboração do Transcol (estudo de transporte coletivo) e do PDTU pelo GEIPOT/FIDEM (1982), implantação de faixas exclusivas na Av. Sul, Av, Caxangá, Av. Cruz Cabugá. A já citada construção do metrô do Recife (1985), foi iniciada a construção da