resina malamina formaldeído
515 palavras
3 páginas
FORMALDEÍDO - Informações TécnicasApresentação As soluções aquosa do gás formaldeído, também conhecida como formol, é produzida pela Copenor a concentração de 37% em peso.
O formol apresenta-se na forma líquida, incolor (à temperatura normal de armazenamento), com odor penetrante, irritante e característico.
O formol é solúvel em água, álcool e ligeiramente solúvel em éter. O formol produzido pela Copenor oferecido ao mercado a 37% em peso é estável e o armazenamento adequado evita a indesejável polimerização a paraformol (o que poderá ocorrer caso não seja respeitada a temperatura limite).
Atualmente, o formol é um dos produtos químicos mais importantes em uso industrial em função de sua alta reatividade química e por apresentar baixo custo.
Resinas sintéticas
Grande parte da produção de formaldeído, na forma de solução aquosa, é utilizada na produção de resinas sintéticas, tais como: fenólicas, uréicas e melamínicas, entre outras. São amplamente utilizadas em diversos setores do mercado como, por exemplo: a indústria de madeiras e derivados, abrasivos, plásticos, tintas e vernizes, papel e celulose, têxtil e fundição.
Resinas fenólicas
São empregadas em abrasivos, adesivos, isolantes elétricos, lonas de freio, pós de moldagem, rebolos e vernizes.
Resinas Uréicas
São empregadas em adesivos, esmaltes sintéticos, impregnação de papel e tecido, laminados e pós de moldagem.
Resinas Melamínicas
São empregadas em esmaltes sintéticos, impregnação de papel e tecido, laminados e pós de moldagem.
b) Polióis
O Formaldeído é utilizado, em conjunto com outros aldeídos, na produção de polióis, como o pentaeritritol, trimetilolpropano e neopentilglicol. Estes polióis são usados na indústria de tintas para produção de resinas alquídicas, poliésteres, poliuretânicas e ésteres de breu (entre outras). Destaca-se também seu uso como aditivo para lubrificantes sintéticos, plastificantes e estabilizantes para compostos