Energia nuclear
ENERGIA NUCLEAR.
Nome: Luana Cristina Martins Costa nº 20
Escola: Etec Trajano Camargo
Professor: Maria Aparecida
Componente curricular: Física
Limeira – SP
2012
O que é?
É a energia liberada quando ocorre a fissão dos átomos. A fissão é a divisão do núcleo do átomo, nesse caso, de minerais altamente radioativos, comumente o urânio.
A liberação de energia ocorre porque os prótons no núcleo do átomo têm tendência a se repelirem por possuírem a mesma carga. Porém, para que isso não ocorra, há a existência de nêutrons, que são partículas de carga neutra, que impede o contato direto entre prótons. Mas para manter prótons e neutros juntos, é necessária uma energia, chamada de nuclear.
Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de, através de reações nucleares, emitirem energia durante o processo. Baseia-se no princípio que nas reações nucleares ocorre uma transformação de massa em energia.
A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento podendo transformar-se em outro ou diversos elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; mas em alguns, a reação deve ser provocada por técnicas de bombardeamento de nêutrons ou procedimentos diferentes.
Quando um nêutron atinge o núcleo de um átomo de urânio-235, dividindo-o com emissão de 2 à 3 nêutrons, parte da energia que ligava os prótons e os nêutrons é liberada em forma de calor. Este processo é denominado fissão nuclear.
I. Reação em Cadeia
Na realidade, em cada reação de fissão nuclear resultam, além dos núcleos menores, dois a três nêutrons, como consequência da absorção do nêutron que causou a fissão. Torna-se, então, possível que esses nêutrons atinjam outros núcleos de urânio-235, sucessivamente, liberando muito calor. Tal processo é denominado reação de fissão nuclear em cadeia ou, simplesmente, reação em cadeia.
Como se processa?
Uma das principais utilizações da energia nuclear é a geração