endomarketing 2
No entendimento do pai do marketing, Philip Kotler, o endomarketing se trata da tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos seus consumidores. O autor reforça também, que a associação estabelecida entre o marketing interno, o treinamento corporativo e a motivação dos funcionários é fundamental para um bom atendimento aos consumidores. Por isso, a principal finalidade dessa área é desenvolver na equipe um sentimento de orgulho, que se torna o fator essencial, na medida em que os funcionários são informados da situação e desempenho da organização (seus produtos, serviços, crescimento, entre outros aspectos).
O Endomarketing trabalha justamente para fortalecer esse sentimento. Sua estratégia tem como objetivo principal o âmbito de focar nas pessoas, para que assim, elas consigam gerar resultados através de ações mais eficazes. Com isso, podemos perceber que o endomarketing mantém suas bases no encorajamento da interação entre os funcionários e a empresa. Percebe-se que os seus fundamentos são uma combinação de atividades entre o marketing e a administração de recursos humanos da organização, uma vez que ambos os setores trabalham de forma interligadas em virtude de alcançar o objetivo do endomarketing, que é aumentar o envolvimento do colaborador com a empresa.
A origem do Endomarketing no Brasil
A palavra Endomarketing foi um termo induzido em 1990, pelo consultor empresarial Saul Bekin. Segundo ele, o termo corresponde a parte não visível do marketing, mas que mesmo assim, consegue viabilizar o sucesso do marketing tradicional fora da empresa. Para o autor, o endomarketing se ajusta as estratégias do marketing clássico, otimizando o ambiente interno das organizações.
O termo "endo" origina-se da palavra grega "edón", que significa para dentro. Sendo assim, fica claro que o endomarketing visa satisfazer os clientes internos da companhia, pois além de ser dirigido aos colaboradores da