TRABALHO EPIDEMIOLOGIA
MEDICINA VETERINÁRIA
EPIDEMIOLOGIA
UNIDADE DE CONTROLE DE ZOONOSES
Cristiane F. Sousa – RA: 6618346388
Elton - RA: 6894520885
Marcelo Sobreira – RA: 6819452697
Maria Helena – RA:
Rosiane da Silva Barreto - RA: 6687406225
Thamires M. Silva - RA: 7021514983
Thayná C. Queiroz da Silva - RA: 6661371911
Professor Ricardo
CAMPINAS
2015
1. INTRODUÇÃO
Cada vez mais os animais de estimação possuem um importante papel na estrutura familiar e social e estão ganhando espaço nos locais públicos, aumentando o contato com os demais habitantes, não só da família. Animais com estas características estão mais expostos e, portanto, possuem maior facilidade para disseminação e transmissão de doenças para o ser humano, que são as chamadas zoonoses.
Os Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública, que atuam desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica prevenindo e controlando as zoonoses, ou seja, as doenças que podem ser transmitidas aos animais vertebrados e aos homens.
Em nível local, nacional e internacional, os CCZs elaboram e organizam constantemente programadas de treinamento, estágios, atualização e intercâmbio entre os profissionais que atuam nesta área.
Para que as ações das CCZs tenham impacto em todo o território nacional, faz-se necessário o seu fortalecimento, assim sendo, este trabalho procura divulgar as características dessas unidades e as diretrizes para os projetos físicos.
2. SOBRE OS CCZs
2.1 O QUE SÃO
De acordo com a definição de Reichmann, o centros de controle de zoonoses são instituições municipais, com estrutura física específica, geralmente vinculadas ao órgão de saúde local com competência e atribuição para desenvolver os serviços elencados nos Programas de Controle de Zoonoses.
Os CCZs são uma opção adotada pelo governo para garantir o bem estar animal e humano e têm o