Encontros Geograficos
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Licenciatura em Geografia 5º semestre
Hidrografia
Professora: Gileno Santos Moreira
Aluno: Jeorge Gleidson Dias Pereira
Simões Filho
2013
Águas Subterrâneas no Brasil e no mundo
No Brasil as águas subterrâneas através dos lençóis freáticos é uma importante maneira para a obtenção de água, já que em regiões muito áridas onde há falta de chuvas, a única maneira da população obter o mais precioso liquido são os poços artesianos. Um outro sistema de exploração e utilização dos lençóis freáticos são as cisternas, atualmente, as cisternas ainda permanecem como “solução” para amenizar a escassez de água em muitos locais do Brasil, principalmente nos locais mais secos do país, como o norte de Minas Gerais e todo o sertão Nordestino, onde predomina a industria da seca. Uma outra forma de utilização das águas dos lençóis freáticos são as fontes, que surgem devido ao solo não poder armazenar mais a água, então esta escoa para a superfície. Estas fontes, a depender da composição das rochas, podem oferecer determinadas propriedades extremamente benéficas ao organismo humano; como esses benefícios vão variar a depender das rochas, estas águas, são denominadas de minerais.
Diversas práticas humanas oferecem risco de contaminação desse importante recurso hídrico, como as maciças pulverizações agrícolas com agrotóxicos, que contaminam o solo e, consequentemente a água que irá se infiltrar no subsolo carregará os dejetos químicos. O extrativismo mineral e as atividades industriais, quase impossíveis de serem controladas, vêm pondo em risco os lençóis em diversas partes do mundo e, logicamente, os países mais pobres sofrem com maior intensidade as consequências da escassez de água em seu subsolo.
Na África, o Saara encontra a maior parte da população em regiões periféricas aos oásis, que surgiram através de lençóis subterrâneos, mas, o uso exagerado está