Características Empreendedoras
O termo empreendedor — do francês entrepreneur — significa aquele que assume riscos e começa algo novo. O empreendedor é a pessoa que consegue fazer os planos acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tem desenvoltura para a área financeira além de uma capacidade de identificar as oportunidades. Com esse arsenal, transformar idéias em realidade não é difícil. Os empreendedores possuem uma criatividade aguçada e um alto nível de energia, estes demonstram imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente o habilitam a transformar uma idéia simples e mal-estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.
Não existe o verdadeiro perfil empresarial, o que existe são empreendedores que provêem de experiências profissionais, educacionais e situações familiares e vivencias profissionais variadas. A formação educacional limita-se ao treinamento técnico, portanto tem experiência técnica do trabalho. Mas não tem capacidade intelectual para comunicar bem, para avaliar o mercado, gerir os negócios. As tomadas de decisões se caracterizam por serem realizadas em curto espaço de tempo, não havendo planejamento para o futuro, crescimento ou mudança.
A abordagem quanto ao processo decisório é caracterizada por: • orientação de tempo de curto prazo, com pouco planejamento para o futuro crescimento ou mudança; • ser paternalista (conduzir o negócio de forma como conduziria a própria família); • centralizador, não delegando autoridade • utilizar uma ou mais fontes de capital para abrir a empresa; • definir a estratégia de marketing, finanças em termo do preço tradicional, da qualidade e da reputação da empresa; • esforçar-se nas vendas por motivos exclusivamente pessoais;
O empreendedor artesão é aquele profissional que abre um negócio independente, para aproveitar a sua experiência profissional, ampliando horizontes.
A busca em estar sempre atualizado e procura estudar e aprender. Identifica-se por