arte
Flavio de Carvalho Um dos maiores representantes foi o pintor Flávio de Carvalho, considerado um dos maiores nomes do modernismo Brasileiro, Flávio teve a oportunidade de conviver pessoalmente com os ícones do Dadaísmo por viver um algum tempo na Europa. Ismael Nery que também é um artista modernista, pintor que demonstrou grandes influências Dadaístas na sua ultima fase de pintura onde andava pelo surrealismo e também pelo Dadaísmo, sendo essa fase de sua carreira tida pelos críticos como a mais importante e promissora.
Foi na literatura Modernista Brasileira onde o Dadaísmo mais se disseminou, com escrita totalmente brasileira com linguagem nacional totalmente livre e abusando do uso de paródias. O escritor Manuel Bandeira considerado o maior poeta lírico brasileiro do Modernismo mostrou muita influência Dadaísta em suas obras, principalmente trabalhando no poema-piada.
Ismael Nery
O maior exemplo de referências Dadaístas na literatura foi Mario de Andrade um dos precursores do Modernismo no Brasil. Em seus poemas apresentava críticas e principalmente o “Non Sense” característica básica do Dadaísmo. No livro de Mario de Andrade chamado “Paulicéia Desvairada” existe indícios claros de Dadaísmo, nesse mesmo livro existe um poema chamado Ode ao Burguês onde Mario de Andrade onde já no prefácio autor recomenda que leia esse poema só quem soubesse urrar.
Ode ao burguês
“Eu insulto o burgês! O burguês-níquel, o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O