Educação ambiental
No dia 26 de Maio de 2010 iniciamos nossas atividades com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e também estabelecemos regras a serem observadas no transcorrer da unidade, copiamos no quadro alguns ítens que seriam desenvolvidos no decorrer da unidade e indagamos os seus conceitos e os seus porquês. Também fizemos dinâmica afim de criar um ambiente agradável e um primeiro contato amistoso entre o professor estagiário e os alunos.
No segundo encontro trabalhamos os ambientes marinhos e terrestres, nossos objetivos: * Compreender a importância dos ambientes marinhos e terrestres para a manutenção da vida no planeta; * Analisar a riqueza de sua biodiversidade; * Entendê-los como substrato da vida humana, bem como a importância de sua preservação
No terceiro encontro trabalhamos o Espaço Geográfico, os ambientes da cidade e as Cidades-Estados da Grécia e Roma e as cidades medievais, objetivando: * Compeender o processo de formação da cidades e sua estrutura; * Fazer um levantamento histórico das principais cidades da antiguidade, bem como suas influências para a configuração das cidades atuais.
No quarto encontros, trabalhamos as cidades atuais, problemas ambientais urbanos e o planejamento urbano. Os nossos objetivos: * Compreender a configuração das cidades atuais e seus principais problemas, sobretudo os ambientais urbanos; * Compreender a importância do planejamento urbano para uma melhor qualidade de vida dos moradores.
Nos demais encontros, trabalhamos os sistemas agrícolas tradicionais e a agricultura industrializada. Nossos objetivos: * Conhecer as inúmeras técnicas de preparação e cultivo do solo, desde as mais modernas as mais tradicionais; * Compreender a sua importância no processo de produção de alimentos e os impactos sócio-ambientais que provocam; * Apontar possíveis soluções para minimizar os impactos (negativos) para o meio ambiente sem comprometer a produção e a oferta