emprestimos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
EMPRÉSTIMOS
RODRIGO URSO, MATHEUS PILLER E RENAN CARDOSO 1.Introdução
Esse trabalho tem como finalidade explicar sobre os empréstimos dos tipos:
- Sistema de amortização constante (SAC):
- Sistema francês (tabela price):
- Sistema misto.
1.1.Sistema de amortização constante
Neste sistema o saldo devedor é reembolsado em valores de amortização iguais. Desta forma, no sistema SAC o valor das prestações é decrescente, já que os juros diminuem a cada prestação. O valor da amortização é calculada dividindo-se o valor do principal pelo número de períodos de pagamento, ou seja, de parcelas. O SAC é um dos tipos de sistema de amortização utilizados em financiamentos imobiliários.
Portanto, na primeira prestação será valor amortizado + juros máximo, assim diminuindo o valor dos juros a cada prestação. 1.2.Tabela Price Os financiamentos utilizando a tabela Price são oferecidos com o propósito de prestações fixas ao longo do período de quitação do bem, sem aumento por algum tipo de correção (dependendo do contrato de financiamento). O método Price consiste em calcular prestações fixas, sendo que o saldo devedor é amortizado aos poucos, até a quitação do débito. Os juros estão embutidos nas prestações. Normalmente utilizado no financiamento de carros. Portanto, na primeira prestação será valor mínimo amortizado + valor máximo de juros, assim aumentando o valor amortizado e diminuindo o valor dos juros a cada prestação.
1.3.Sistema Misto
Neste sistema o devedor irá pagar prestação, sendo que cada uma é a média aritmética simples entre os valores encontrados para as prestações calculadas pela “Tabela Price” e pelo “SAC”. Isso implica que os juros, amortizações e saldos devedores no “SAM”, em cada período, também sejam, cada um, a média aritmética entre os juros, amortizações e saldos devedores dos Sistemas de