emprestimo
Na linguagem financeira, empréstimo é uma operação de crédito onde a instituição financeira e o tomador do serviço firmam contrato, estabelecendo uma quantia de recursos que deverá ser devolvida acrescida de juros. Para essa modalidade financeira não é necessário esclarecer o destino do recurso contratado.
FINANCIAMENTOS
Sob o aspecto financeiro, financiamento é um contrato feito entre a instituição financeira e o financiador, onde a financiadora fornece recursos necessários para satisfazer as necessidades do cliente, nesse modalidade é necessário especificar o destino do capital financiado. Assim como no empréstimo o tomador do serviço deverá liquidar o financiamento acrescido de juros, mas nessa situação a instituição financeira pode alienar o bem adquirido com o recurso emprestado como garantia de pagamento.
MEIOS DE CONTRATAÇÃO
- Empréstimo: para contratar essa operação bancária deve-se ficar atento as condições especificadas em contrato. As partes envolvidas nessa situação é a instituição financeira e o cliente. Quando a modalidade é contratada o cliente assina o contrato com informações prévias e toda a regulamentação interna da instituição. Exemplo das informações especificadas em contrato:
Juros moratórios: encargos cobrados caso haja atraso no pagamento das parcelas;
Valor total emprestado: é o valor entregue, com acréscimo do valor do IOF;
Tabela Price: sistema de amortização da dívida, onde os percentuais do principal e do juros acrescidos nas parcelas variam com o decorrer do tempo da liquidação, com o intuito de manter constante o valor de cada parcela;
Custo efetivo total (CET): custo total da operação, expressada em forma percentual;
Na concessão do empréstimo a instituição deduz o valor total do recurso emprestado e o saldo devedor total, tudo no comprovante de empréstimo. No pagamento o tomador do serviço se compromete a quitar o crédito emprestado acrescido com juros capitalizados, em parcelas consecutivas e mensais, as formas