volei
ALGUMAS DEFINIÇÕES:
Prof. José Luiz de Queiroz
POSIÇÃO DE EXPECTATIVA:
Posição equilibrada com o peso do corpo distribuído nas duas pernas. Pés paralelos, afastados lateralmente na largura do ombro ou na posição anteroposterior. Pernas flexionadas e braços também flexionados, com os cotovelos voltados para baixo próximos ao corpo, com as mãos relaxadas e o tronco levemente flexionado.
TOQUE POR CIMA NO VOLEIBOL:
Posição do corpo equilibrada, pés paralelos ou um ligeiramente a frente um do outro, com afastamento lateral. Pernas com uma largura de ombro, braços semiflexionados, com a bola acima da cabeça, neste momento tronco ereto ou livremente inclinado a frente.
Braços
semeflexionado, de forma que a posição de cotovelo, um pouco acima da altura do ombro.
Mãos acima da cabeça ligeiramente afastadas, palmas viradas para cima, dedos estendidos e ligeiramente afastado.
1
21/08/2013
TOQUE POR CIMA NO VOLEIBOL:
No contato com a bola, o jogador estende as pernas e os braços de forma simultânea, impulsionando a bola que estará no plano da testa. Este contato é mais evidente com os dedos indicadores e médios, com os polegares formado um triangulo.
ERROS MAIS COMUNS NO TOQUE:
- Não entrar debaixo da bola;
- Não coordenar o movimento de braços e pernas;
- Posicionamento incorreto das mãos;
- Posicionamento incorreto dos cotovelos.
MANCHETE NO VOLEIBOL:
Inicia na posição de expectativa. Instantes antes do contato com a bola, os braços estarão estendidos e unidos à frente do corpo. As mãos devem estar sobrepostas uma a outra, de forma que os polegares estendidos possam se tocar paralelamente 2
21/08/2013
MANCHETE NO VOLEIBOL:
. No contato, um ataque à bola, as pernas iniciam uma pequena extensão, com o peso do corpo se transferindo para a perna da frente e os braços permanecem sem movimento, com a musculatura enrijecida. O impacto da bola se dá no terço distal anterior dos antebraços.