Empresas e organizações
1.1 – Noções de empresa
Em todos os sistemas económicos, existem empresas cuja tarefa é produzir bens e serviços destinados a venda. As empresas encontram-se no centro das sociedades actuais e à sua volta gira uma multiplicidade de coisas importantes.
Mas, o que será então uma empresa?
Para o consumidor, é uma unidade de produção que me permite ter à disposição os bens de que preciso para satisfazer as minhas necessidades, as quais dependem em grande parte do meu rendimento disponível.
Já para o Estado, a empresa é local onde se podem adquirir bens e serviços e onde se vão cobrar as quotizações para segurança social e impostos. Estas são cobranças obrigatórias e têm por finalidade permitir ao estado promover a satisfação das necessidades colectivas.
Contudo, devemos compreender as empresas como um conjunto de meios técnicos, humanos e financeiros, conjugado num objectivo de satisfazer as necessidades da comunidade, através das vendas de bens e serviços e obviamente da obtenção de lucros. As empresas, constituem assim um conjunto de factores de produção
(trabalho e capital) combinados pelo empresário com vista à maximização do lucro. Ela é com certeza uma das invenções mais importante do homem e ao mesmo tempo, uma das instituições fundamentais da nossa sociedade. De facto, o que seria da nossa vida no mundo actual sem a existência das empresas? Desde o aparecimento das empresas familiares até às multinacionais, que estas na verdade têm afectado significativamente o nosso modo de vida. É nelas, aliás, que a maior parte de nós passa a maior parte do nosso tempo de vida.
1.2 - Breve Historial Sobre a Evolução das
Empresas
A primeira associação económica que surgiu na sociedade desde que o homem se sedentarizou, foi a família. Não a família nuclear dos nossos dias, mas a extensa ou alargada, que se dedicava à agricultura, explorando a propriedade familiar através das técnicas