Sistema imunológico
Além de ser responsável pela proteção do organismo, o sistema imunológico também é responsável pela retirada de células que já estão mortas em nosso organismo, pela memória imunológica, também é ativo perante células anormais, como por exemplo, tumores.
A produção das células vem da medula óssea, a partir da hematopoiese, que produz as células. O tecido hematopoiético renova as células e são pluripotentes, ou seja, capazes de se diferenciarem em várias células.
Precursor mielóide (monócitos e macrófagos, neutrófilos, basófilos, eosinófilos, eritrócitos, megacariócitos/plaquetas, células dendríticas. Elas saem da medula ossea prontos para funcionar. Já as celulas do precursor linfoide (linfócitos T, linfócitos B,célula exterminadora natural) saem e tem que ir pro linfócito antes de entrar em ação.
Os linfócitos são divididos em linfócitos B e linfócitos T. Os primeiros são produzidos na medula óssea, e os segundos no timo. O linfócito T tem função de reconhecer e coletar informações dos antígenos. O linfócito B recebe as informações e se multiplica transformando-se alguns em células de memória e outros em plasmócitos, que são anticorpos para um determinado antígeno.
Monócitos e neutrófilos realizam a diapedese. A diapedese é o processo inflamatório. No interior dos linfonodos viram macrófagos destruindo as bactérias e formando o pus como processo de defesa.
Neutrófilos e macrófagos fazem a fagocitose dos antígenos.
As plaquetas tem a função de coagulação sanguínea.
Basófilos e mastócitos provocam a vasodilatação o que faz com que o fluxo sanguíneo da região com antígenos aumente.
A imunidade humoral possui ação lenta e mediada pelos anticorpos.
A imunidade ativa forma células de memória e induz a produção dos anticorpos. Já a imunidade passiva é quando o corpo recebe anticorpos prontos, como exemplo uma pessoa que recebe o soro. E a natural é quando o organismo entra em contato com o ser invasor.
A imunidade celular não