EMPRESAS COMO ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
2. EMPRESA: FUNÇÃO A função social da empresa representa um conjunto de fenômenos importantes para coletividade e é indispensável para a satisfação dos interesses inerentes à atividade econômica”. 3. EMPRESA: FUNÇÃO A função social também preocupa-se com os reflexos que suas decisões têm perante a sociedade, seja de forma geral, incorporando ao bem privado uma utilização voltada para a coletividade; ou de forma específica, trazendo realização social ao empresário e para todos aqueles que colaboraram para alcançar tal fim.
4. ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Engloba os diversos campos de atuação humana: econômico (atividades produtivas, comércio, serviços); político (governo, legislação, mudanças que afetem o negócio). Muitas vezes, a estratégia empresarial esbarra em certos impedimentos legais.
5.ORGANIZAÇÃO SOCIAL X ESTRUTURA SOCIAL A estrutura social diz respeito ao sistema de posições sociais que os indivíduos podem ocupar, a organização diz respeito ao sistema de papéis sociais que esse mesmo indivíduo pode ocupar.
6.( RECURSOS ORGANIZACIONAIS Recursos organizacionais – Humanos: trazem para a empresa habilidades, conhecimentos, atitudes, comportamentos, percepções, etc. ( gestão de pessoas) – Mercadológicos: meios pelos quais a empresa localiza, entra em contato e influencia clientes e usuários. – Administrativos: meios com os quais as atividades empresariais são planejadas, organizadas dirigidas e controladas.
7.() NÍVEIS ORGANIZACIONAIS 1. Estratégico: institucional, ações de longo prazo, que envolve toda a organização (ambiente interno externo) planejamento responsável; Quem exerce a função tem que pensar a organização e ter habilidades conceituais.
8. NÍVEIS ORGANIZACIONAIS 2. Tático: intermediário, ações de médio prazo limitadas aos departamentos e setores. Exerce a função de controle sobre que vai executar.
9. NÍVEIS ORGANIZACIONAIS 3. Operacional: técnico, com ações de curto