AS EMPRESAS COMO ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Na moderna sociedade que vivemos, quase todo o processo produtivo é realizado dentro do que chamaremos de organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. O homem moderno passa a maior parte do seu tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc. Uma das razões que explicam a enorme variedade e densidade de organizações no mundo atual é o fato de que a organização é o mais eficiente meio de satisfazer um grande número de necessidades humanas.
Existem três razões que explicam a existência de organizações:
1.Razões sociais: As pessoas são seres gregários que necessitam de relacionamento com outras pessoas para viver. As pessoas se organizam por causa dessa necessidade e procuram as satisfações sociais que somente as organizações podem atender.
2.Razões materiais: Aumento de habilidades; as organizações possibilitam a ampliação das habilidades das pessoas. Compressão de tempo; as organizações apresentam uma grande capacidade de comprimir o tempo requerido para alcançar um objetivo, ao conseguir alcançar objetivos com maior rapidez, as organizações obtêm um ganho de tempo e de esforço extremamente importante nos negócios empresariais. Acumulação de conhecimento: as organizações dispõem de meios para que as pessoas desfrutem da experiência e vivência dos outros, permitindo que o conhecimento produzido seja acumulado e estocado.
3.Efeito sinergístico: as organizações apresentam um efeito multiplicador das atividades dos seus membros, trabalho em conjunto, chamado como efeito multiplicador.
Na medida que uma organização é bem-sucedida, isto é, em que consegue atingir os sus objetivos, ela tende a ampliá-los e, portanto, tende a crescer. Esse crescimento a leva a aumentar o número de pessoas. É interessante notar