Gestão da Produção
ERGONOMIA
Prof. Ana Paula CanoniciDoenças Profissionais X Doenças do Trabalho Diferenças e Semelhanças
Doença profissional, ou ocupacional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada profissão, ou função, ou seja, está diretamente ligada a profissão do trabalhador.
Ex: O soldador que desenvolveu catarata.
Doença do trabalho está mais ligada ao meio ambiente de trabalho, é aquela que tem ligação com o ambiente onde o trabalho é exercido.
Ex: Um trabalhador que está exposto ao ruído excessivo, em um galpão de solda, e desenvolve surdez. Esse é um caso típico de doença do trabalho.
A Fundamentação tanto da Doença do Trabalho quanto da Doença Ocupacional está na Lei 8213 de 24/07/91, artigo 20, itens 1 e 2. Esse mesmo item da lei garante que tanto aDoença do Trabalho como a Doença Ocupacional são considerados acidente de trabalho.
Exemplo de Doença Profissional
Kelin trabalhou por cinco anos no Centro de Processamento de Dados da empresa de Tecnologia em Informação DATASHOW. Ela era digitadora e sofreu muito com dores no antebraço direito. Queixava-se para o Supervisor que dizia-lhe que era apenas um cansaço resultante do excesso de horas trabalhadas. Depois de exames mais aprofundados veio o diagnóstico: ela foi acometida de Tenossinovite. Podemos considerar isso uma Doença do Trabalho ou uma Doença Profissional?
DOENÇA PROFISSIONAL
Doença Profissional é aquela adquirida em decorrência do exercício do trabalho. Então, no caso de Kelin, houve uma Doença Profissional, pois o serviço que ela executava exigia a utilização do braço direito de forma repetitiva. Ela não podia executar o serviço de outra forma e não havia algum equipamento de proteção que pudesse resguardá-la deste risco.
Exemplo de Doença do Trabalho
João Vitor desempenhou a função de Orientador de Aeronaves no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis por mais de dez anos. Embora fosse obrigado a utilizar o