morador de rua
O objetivo deste trabalho é conhecer melhor a situação do morador de rua, do ponto de vista do serviço social, Hoje vivemos no Brasil uma epidemia de violência contra a população de rua. Parece que eles viraram o bode expiatório ou que, ao atingi-los, as pessoas estão fazendo um bem, tirando dos nossos olhos aquilo que nos incomoda, a violência contra os moradores de rua tem se tornado comum e demonstram a incompetência da sociedade, do Estado e das comunidades de acolher e dar um encaminhamento a essas pessoas.
INTRODUÇÃO
ALMEIDA, D.A.C. Morador de rua: Da questão social para a questão midiática. Puçá: Revista de comunicação e cultura da Amazônia, Belém, Jan/Jun2011.
A metodologia para produção deste artigo será: Pesquisa em artigo científicos, observações a internet, visitas a biblioteca.
Segundo (ALMEIDA, 2011) A Constituição Federal do Brasil, de 1988,assegura sobre a lei dos direitos sociais, ”são direitos sociais a saúde,a educação,ao lazer , a moradia,o trabalho”. Mais será que temos esses direitos? Nos dias de hoje vivemos numa desigualdade social e capitalista, hoje a pessoa que não possui renda, passara a ser excluída da sociedade.
O que leva as pessoas a se tornarem moradoras de rua e quem são os moradores de rua?São Adultos, jovens, crianças, e senhores, os motivos que levam uma pessoa a morar na rua são vários, como o desemprego, o abandono familiar ou até falta da família, a situação econômica, o desajuste social, problemas psicológicos e, muitas vezes, o vício em drogas como o álcool e o crack. Essas pessoas já não vêem expectativas em suas vidas, se encontram em uma situação de sobrevivência, fora do contexto social, sem esperanças ou sonhos, usando de papelões e jornais como proteção do frio durante a noite. Não é apenas o governo que deve voltar seus olhos para essas pessoas, mas também a sociedade, que ao se deparar com um “mendigo” na rua passa como se não existisse nada naquele lugar, como se ele não fizesse parte de sua