Moradores de Rua
Introdução 5
A Realidade 6
Cidadãos 7
O Modo de Morar na Rua 8
Violência 10
População em situação de Rua 12
Esperança Para Moradores de Rua 14
Moradores de Rua pedem Políticas Sociais 15
Espaço do Morador de Rua 16
Miserabilidade e Exclusão Social 17
Sumário
Consequências de Morar na Rua 18
Abrigos e Albergues 19
Imagens 20
Conclusão 22
Introdução
Moradores de Ruas são crianças, adolescentes, adultos, velhos e idosos.
São moradores de ruas por causas variadas como: abandono familiar ou até falta da família, situação econômica, desemprego, desajuste social e problema psicológico. Nas ruas, eles tem liberdade de vida para fazer o que quer, o que pensa sem compromisso nem responsabilidade com nada.
A filosofia de vida dessas pessoas é bastante complexa. Baseia-se no hoje, naquele momento; muitas vezes não tem sonhos, não tem esperança de mudanças.
Segundo o estudo, problemas com o alcoolismo e drogas representavam 35,5% dos motivos que levaram as pessoas a morar nas ruas. Em seguida estava o desemprego 29,8% e desavenças com pai /mae/irmãos 29,1%.
A Realidade
Quem nunca passou pelo centro das grandes cidades e não se deparou com moradores de rua, infelizmente não vive a realidade, vive um sonho. Vivemos uma rotina constante dia após dia, alguns vão para a escola, outros para o trabalho; mas todos ao surgir da noite voltam para suas aconchegantes casas e recarregam suas energias ao lado de seus entes queridos, podendo assim ter força para enfrentar os devaneios da vida... E se parássemos para pensar em como seria se não tivéssemos casa?
Como teríamos uma vida, um caminho trilhado se não tivéssemos uma base para encubarmos nossos sonhos e nossas atitudes? Essa realidade é lastimável, mas pior do que ela é a inercia dos seres humanos que descartam a opção de muda-la, os mesmos que se fecham todas as noites em suas bolhas,deixando os problemas da rua, na rua, culpando