Empresas Mutinacionais
Uma empresa multinacional é uma empresa que está presente em mais de um país, ou seja, que opera ou fabrica em vários países diferentes.
As multinacionais surgiram no final do século XIX, mas conseguiram realmente se desenvolverem após a Segunda Guerra Mundial.
As empresas multinacionais hoje exercem grandes influências no comércio mundial.
Estas empresas mantêm seus centros de decisão financeiros em paraísos fiscais, para se livrarem de impostos nos seus países de origem, além disso, as multinacionais alteram seus balanços patrimoniais nos países onde eles têm matrizes.
Este tipo de corporação instala-se, produz e vende seus serviços em vários países no mundo e por causa de sua economia de grande escala, busca sempre obter custos relativamente baixos e o maior lucro possível.
Seus processos de produção e sues métodos de gerenciamento, seu estilo de comando, já estão muito bem definidos quando a empresa decide implantar uma filial em outro país. O objetivo quase sempre é a conquista de novos mercados. A filial será uma cópia exata da matriz em todos os detalhes. Qualquer adaptação só é feita em último caso.
O nome da empresa, seu logotipo, a nacionalidade, as marcas de fantasia e as embalagens, não são apenas conservadas, mas exaltadas pela propaganda comercial, sempre que possível. A empresa filial procura estreitar ao máximo os laços de seus funcionários locais com a língua e os costumes da matriz.
Empresas Transnacionais
As empresas transnacionais são grandes firmas que manejam capital próprio e de outros (têm fácil e grande acesso ao crédito) na aquisição de matéria-prima, maquinaria, de tecnologia e levam a sua produção às diversas partes do globo, em face de racionalização, na organização de seus serviços e de sua administração, e da influência junto aos órgãos governamentais. Seus investimentos são "verticalizados" buscando cada vez mais investir em setores diferentes e ampliar seus lucros. Também têm facilidade