Artes
Toscana, entre as cidades de Siena e Florença, foi onde o Renascimento se originou, proliferando-se mais tarde por toda a Europa. Grandes transformações ocorreram na cidade de Roma, o que originou o surgimento de importantes nomes na literatura, arquitetura, bem como nas artes plásticas. Esta, que por sua vez foi marcada pela busca do belo, trazia em seus parâmetros de perfeição o estudo de anatomia, simetria e proporção das figuras.
Destacam-se alguns desses grandiosos nomes que marcaram a história das artes, com seus retratos, pinturas, esculturas e arquiteturas dignas de caráter divinal, artistas como Leonardo DA Vinci, Michelangelo,Rafael, Donatello, Brunelleschi e Botticelli, podendo ser dito que foram um dos maiores representantes do movimento renascentista.
O autor inicia sua argumentação de modo a caracterizar as estruturas econômico-sociais do antigo Egito. Evidencia as baixas tecnologia e mercantilização da economia, ressaltando seu caráter natural, marcado pela concentração dos excedentes – agrícolas ou não – pelo Estado e pelos sacerdotes para posterior redistribuição parcial. Dessa forma, salienta a forte dependência dos edifícios e dos centros de poder em relação aos centros de atividades agropecuárias.
O texto visa à análise das