Pré moldados
A Construção Civil vem se tornando cada vez mais analisada sob aspectos referentes à industrialização por emprego racionalizado de técnicas construtivas que viabilizem o aumento da produtividade e a redução de custos. Uma das formas de reduzir esse atraso é empregar técnicas associadas à utilização de elementos pré-moldados.
Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.
Elementos pré-moldados são uma opção para aumentar a racionalização no processo construtivo em alvenaria estrutural. Eles associam-se a particularidades desse processo com relação à rapidez de execução, rígido controle de qualidade, coordenação modular e alto nível organizacional da produção.
Os Pré-moldados podem ser adquiridos junto à empresas especializadas, ou moldados no próprio canteiro da obra, para serem montadas no momento oportuno.
A decisão de produzi-los na própria obra depende sempre de características específicas de cada projeto, sendo de fundamental importância um estudo criterioso dos custos que envolvem transportes, dimensões das peças, aquisição ou fabricação de formas, tempo de execução, espaço no canteiro, equipamentos disponíveis, controle tecnológico, acabamento da obra e qualidade.
OBJETIVO
Este trabalho apresenta a utilização de pré-moldados na construção civil, bem como o seu processo de fabricação, e a utilização de aço e madeira juntamente com esse tipo de estrutura.
PRÉ-MOLDADOS
A Construção Civil tem sido considerada uma indústria atrasada quando comparada a outros ramos industriais. A razão disso está no fato de ela apresentar, de uma maneira geral, baixa produtividade, grande desperdício de materiais, morosidade e baixo controle de qualidade. Por isso, as peças