Empresas Hospitalares
ZILDA GLORIA DE OLIVEIRA CARDOSO
“EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UM NOVO MODELO DE GESTÃO?”
VICOSA - MG
2013
zilda gloria de oliveira cardoso
“empresa brasileira de serviços hospitalares: um novo modelo de gestão?”
Resumo sobre o presente artigo retratando o novo modelo de gestão presente nos serviços hospitalares de uma empresa brasileira.
Autores: Denilda Littike, Francis Sodré, Leandra Maria Borlini Drago, Maria Clara Mendonça Perim.
VICOSA - MG
2013
INTRODUÇÃO
No Brasil, os hospitais universitários federais (HUFs) têm por finalidade exercer o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio da assistência à saúde. São responsáveis por grande parte das pesquisas clínicas na área biomédica e pela formação de um expressivo número de profi ssionais de saúde, em nível de graduação e pos‑graduacao (Reis e Cecílio, 2009). São instituições cuja gestão está subordinada à Universidade Federal da qual corresponde, ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) por sua frente de ensino, e ao Ministério da Saúde (MS) pela vinculação ao sistema de saúde pública.
Os HUFs exercem um papel político importante na comunidade inserida, visto sua escala, dimensionamento e custos projetados a partir da alta concentração de recursos humanos, físicos e financeiros (Médici, 2001).
A partir da década de 1990, os HUFs inserem‑se na rede de saúde pública e passam a ser remunerados pelo Ministério da Saúde (Reis e Cecílio, 2009). Atualmente, os HUFs apresentam quadros de servidores insuficientes, instalações físicas deficientes e subutilização da capacidade instalada para alta complexidade, reduzindo assim a oferta de serviços à comunidade. Essa conjuntura tem implicado fechamento de leitos e serviços, bem como em contratações de mão de obra terceirizada (situação