Amassador de latas
DE ITAJUBÁ - UNIFEI
INSTITUTO DE ENGENHARIA
MECÂNICA - IEM
AMASSADOR
DE
LATAS
ALUNOS : ANDERSON RABELO DE ALMEIDA Nº 9472
LUCAS ROMEIRO AQUINO
Nº 9487
TIAGO LOVO
Nº 9302
VANESSA MENEZES
Nº 9780
DISCIPLINA : EPR17 - PLANEJAMENTO E PROJETO DE PRODUTOS
DOCENTE : CARLOS EDUARDO
CURSO : ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - MECÂNICA
DATA : DEZEMBRO DE 2002
I – INTRODUÇÃO
O planejamento e projeto deste produto foi desenvolvido ao longo de um ano. Obviamente, foi gasto todo este tempo porque este trabalho foi para fins didáticos, já que na prática o desenvolvimento de um produto não deve durar muito tempo devido à concorrência, pois, quem lança o produto primeiro no mercado tem algumas vantagens. Não foram realizadas todas as etapas ensinadas para o desenvolvimento de um produto. Dependendo do grau de complexidade do produto algumas etapas podem ser puladas.
A decisão de desenvolver um amassador de latas portátil foi devida à facilidade com que conseguimos visualizar fisicamente este produto, o que torna o trabalho mais fácil e prazeroso, e também à necessidade de um produto deste no mercado. Os nossos clientes principais serão os catadores de latinhas de alumínio. Todos os dias milhares de pessoas saem às ruas, nas praias para recolher estas latas e depois vendê-las para serem recicladas. Mas a lata sem estar amassada ocupa um espaço muito grande, o que dificulta o transporte; alguns tentam amassar com o pé, o que traz riscos de acidentes como torcer o pé ou até mesmo cortá-lo. O nosso produto vai facilitar a vida destas pessoas porque ele vai permitir que as latas sejam amassadas facilmente evitando riscos e proporcionando o transporte de quantidades maiores de latinhas.
Como o desenvolvimento de novos produtos visualiza a satisfação dos clientes e consequentemente lucros para a empresa e os nossos principais clientes tem poder aquisitivo baixo, um dos nossos objetivos é conseguir fazer com que o custo do