Cultura e indutria cultural no brasil
Cultura
E
Ideologia
Nomes:
Introdução
Cultura e ideologia talvez sejam os conceitos mais amplos das ciências sociais, com diferentes definições. Pretende-se aqui delinear a evolução do conceito de cultura, pinçando idéias defendidas no passado tais como, o determinismo biológico, geográfico, antecedentes históricos do conceito de cultura, mostrando a conciliação da unidade biológica e da grande diversidade cultural da espécie humana. O desenvolvimento do conceito de cultura, idéias sobre a origem da cultura e teorias modernas sobre cultura organizacional e, fatores que compõem a cultura brasileira. Porém, ressalta-se que não se pretende esgotar a discussão nesta apresentação, pois a natureza e a amplitude do tema não permite findar esta discussão devido as perspectivas multidisciplinares e das diversas abordagens em que se pode visualizar o emprego e a interseção do estudo da cultura, tais como a semiótica e a hermenêutica.
Costuma se dizer, ainda, que uma pessoa não é culta se não domina determinados conhecimentos. Indo além do plano individual, há quem compare diferentes povos e afirme que a cultura de um é mais sofisticada e complexa que a do outro. Esse tipo de avaliação, baseada no senso comum, comporta elementos ideológicos que nos levam a pensar na possível superioridade de alguns indivíduos ou de determinados povos em relação a outros.
1. Qual a relação entre etnocentrismo e diversidade cultural?
A relação entre os dois Etnocentrismo e diversidade cultural é, cada povo tem a sua cultura, a cultura ocidental e diferente da oriental, a cultura ocidental se acha superior ao oriental, e a cultura oriental se acha superior ao ocidental.
Ex: O Chinês tem uma cultura bem diferente e mais antiga que a cultura americana, por ser mais antiga e ter mais história o chinês acha a dele superior, e os americanos por se acharem superiores a tudo, e pelo os chineses terem uma cultura bem diferente da americana, mesmo com