EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UM NOVO MODELO DE GESTÃO?
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: um novo modelo de gestão?
Vitoria da conquista
2013
glaucia martins menezes, maria de fátima costa silva , sheila cristina portela silva ferreiraa
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: um novo modelo de gestão?
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [multidiciplinar ].
Vitoria da conquista 2013
Introdução
O presente trabalho tem a finalidade de fazer uma analise a partir da leitura do artigo Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: um novo modelo de gestão? - onde é abordado um grave problema enfrentado pelos hospitais universitários de todo o Brasil. Este artigo tem por objetivo apresentar o panorama em que se encontram os hospitais universitários federais inseridos em um contexto histórico marcado pela lógica produtivista, reforma do Estado e precarização das condições e relações de trabalho.
No Brasil, os hospitais universitários federais (HUFs) têm por finalidade exercer o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio da assistência à saúde. São responsáveis por grande parte das pesquisas clínicas na área biomédica e pela formação de um expressivo número de profissionais de saúde, em nível de graduação e pós‑graduação. Pouco a pouco, porém, a partir dos anos 1990, o panorama se inverteu completamente. Hoje, a maioria dos HUFs no Brasil estão sucateados, e as referências deslocaram-se para alguns hospitais privados. O que se discute no texto é a atução das empresas publicas de direito privado que tem a finalidade de solucionar esses problemas enfrentados pelos