trabalho de etica profissional
O Magnetismo ocorre devido ao movimento dos elétrons nos átomos. Existem algumas particularidades que dividem os materiais em classes magnéticas distintas. Para saber quais são estes efeitos é necessário analisar como tais materiais reagem a campos magnéticos externos (cargas elétricas em movimento). Os momentos ou fases magnéticas são determinados pela maneira que os domínios magnéticos se alinham ou se opêm ao campo magnético externo. Os domínios magnéticos são conhecidos como dipolos (como se fosse um imã elementar). Através de análise dos efeitos provenientes de aplicação de campos magnéticos foi possível classificar os diferentes momentos magnéticos em fases distintas: Diamagnetismo, Paramagnetismo, Ferromagnetismo,Antiferromagnetismo e Ferrimagnetismo.
Para poder enteder mais sobre estas fases é importante ampliar os conhecimentos sobre o movimento e classificação dos elétrons e spins, pois o movimento orbital dos elétrons esta intrinsecamente ligado ao estudo e bom entendimento dos efeitos dos materiais magnéticos. Características dos ímãs
Características dos Imãs A limalha de ferro, quando colocada próxima a um imã, é atraída por ele e se concentra em seus polos
Os imãs são materiais ferromagnéticos que possuem a propriedade de atrair ou repelir outros imãs. Além disso, é característica de materiais dessa natureza (ferromagnéticos) se imantarem fortemente na presença de um campo magnético.
Hoje em dia, tem-se uma grande variedade de imãs. Eles aparecem das mais variadas formas e são utilizados desde enfeites para geladeiras até a aplicação tecnológica.
Propriedades dos Imãs
1. Todos os imãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos.
2. Assim como acontece com as cargas elétricas, observa-se no comportamento dos imãs que polos de mesmo nome se repelem e polos de nomes contrários se atraem.
3. Outra característica