Empresas familiares
A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
OBJETIVO:
Este trabalho tem por objetivo apresentar a influência das empresas familiares no mundo dos negócios, suas características, papel na economia, discorrer sobre as tomadas de decisões e sucessões dentro destas organizações. Além de demonstrar a gestão empreendedora responsável pela evolução dos processos empresariais que às manteve frente às mudanças do cenário mercadológico altamente competitivo.
JUSTIFICATIVA:
A justificativa deste trabalho é obter uma análise, sob o ponto de vista da Administração, dos aspectos e características das empresas familiares no contexto competitivo do mercado. Pois, por representarem uma porcentagem significativa do mercado econômico tem se tornado constantemente foco de estudos e discussões.
INTRODUÇÃO:
As empresas familiares, em sua grande maioria são pequenas e médias empresas. Atualmente representam no Brasil 80% das empresas existentes no país. Essa importância se traduz em altos volumes de produção de produtos comercializados no mercado. O mundo moderno vem sendo objeto de profundas e aceleradas transformações econômicas, políticas e sociais que têm levado as empresas a adotarem estratégias diferenciadas e criativas para elevar a qualidade de sua organização. Há tempos atrás, sem a globalização da economia tão evidente como nos dias atuais, as empresas familiares se mantinham em um mercado favorável, estruturadas em um sobrenome familiar com anos de funcionamento, clientes fiéis mantidos ao longo destes anos. A gestão era transmitida entre pais e filhos sem levarem-se em consideração as habilidades técnicas deste herdeiro. Este cenário não é o mesmo de hoje. As empresas são obrigadas a se adequar a este novo mercado para garantir a sucessão deste empreendimento para as próximas gerações. Não há zona de conforto e garantias, se faz necessária a profissionalização desta empresa.
Desenvolvimento:
As