Empresa Familiar
EMPRESA FAMILIAR
PROFISSIONALIZAÇÃO E SUCESSÃO
Orientador: José Roberto Fernandes
SANTOS - 2005
EMPRESA FAMILIAR
PROFISSIONALIZAÇÃO E SUCESSÃO
SANTOS – 2005
AGRADECIMENTOS
Aos meus pais, que brilhantemente souberam despertar em mim o valor do conhecimento. A minha irmã Rita, a minha grande amiga Edvânia e a todos que me incentivaram e me impulsionaram a iniciar e concluir este curso.
A toda a turma e mestres que me acompanharam durante todo o caminho ou em parte dele e que me ajudaram enormemente na realização deste sonho.
RESUMO
O presente trabalho buscou estudar as empresas familiares e como estão sendo administradas nos dias de hoje. Observa-se neste trabalho que a empresa familiar possui qualidades que a capacitam aos processos econômicos globais. Reflete o comportamento da família frente ao negócio, como lida com os conflitos entre os membros da família, como planeja suas ações ao longo prazo e como se prepara, através da profissionalização, para um mercado cada vez mais competitivo, transformando a empresa familiar em uma empresa com administração profissional eficiente. Este trabalho trata também da polêmica conceitual existente em torno da empresa familiar, seus problemas e vantagens e sua importância econômica como base da economia mundial. Mostra qual é o papel dos filhos na administração e na sucessão do negócio e a preparação destes para assumir a direção da empresa. Fica evidenciado que os esforços dispendidos pelos fundadores para a continuidade de seu empreendimento nem sempre são compreendidos e o processo de sucessão da empresa pode ser turbulento e prejudicial ou altamente benéfico.
Palavras-chave: família – comportamento – cultura – profissionalização –