Biologia
FRANCIELE DE MORAES
TRABALHO DE BIOLOGIA
CANELA
30 DE SETEMBRO DE 2010
Introdução
O conteúdo que será visto nas próximas paginas, é a importância das algas, as suas características, a reprodução e a classificação. Para uma resumo breve, as algas são de grande importância para o ser humano e meio ambiente, que compreendem vários grupos. Mas para isso vamos para a próxima pagina, vendo uma explicação mais detalhada.
As caracterisiticas das Algas
As algas são organismos autótrofos e fotossintetizantes que diferem das plantas por não formarem tecidos nem órgãos ordenados, ou seja, não apresentam uma estrutura dividida em raiz, caule e folhas. Podem ser unicelulares ou pluricelulares.
O corpo de uma alga multicelular é chamado de talo. As algas habitam ambientes terrestres úmidos ou meios aquáticos, de água doce ou salgada. Embora muitas vezes microscópicas, elas possuem grande importância ecológica e econômica, pois está presente, como veremos adiante, em vários produtos utilizados pelo homem.
As algas são encontradas em muitos lugares: nos mares, nos rios, nas lagoas, sobre pedras, troncos de árvores e outras superfícies muito úmidas. Elas podem viver fixas, por exemplo, no fundo dos mares, dos rios e sobre rochas. Podem também flutuar na água; neste caso, podem possuir bolinhas como bóias e não as deixam afundar. As algas absorvem os sais minerais de que precisam através de toda a superfície de seu corpo.
Classificação das algas
Clorofíceas (algas verdes):
Por possuírem clorofila, como pigmento predominante em suas células, as clorofíceas são verdes. Este grupo compreende muitas espécies, que são predominantemente aquáticas, podendo