Resumo Crítico-Analítico - Disciplina Segurança de Redes
Entre os aspectos que envolvem o tema segurança de redes, o autor do material didático utilizado nesta disciplina destaca as ameaças que a que às redes estão sujeitas; os tipos de ataques e os papéis que as pessoas assumem no mundo virtual; medidas de segurança a serem adotadas nas empresas que querem preservar a integridade de sua rede; avaliação de riscos que as redes correm e quais medidas preventivas podem ser tomadas; medidas de contingência a serem utilizadas em casos de ataques à rede.
Apresenta ainda aspectos fundamentais a respeito de firewalls e filtragens de pacotes de dados, servidores proxy e gateways. Define então os componentes que uma rede de computadores deve possuir para dispor de segurança do tráfego de dados, a exemplo de tradutores de endereços de redes (NATs), zonas desmilitarizadas (DMZ), redes privadas virtuais (VPNs) e tunelamento, sistemas de detecção de intrusão (IDS) seus tipos e características.
Por fim, o material proporciona ao leitor conhecimento a respeito da criptografia adotada em diversas etapas do processo de proteção à integridade e confiabilidade das informações que trafegam na rede, além de apresentar de forma concisa os aspectos da certificação digital como meio de autenticar a originalidade de uma informação distribuída pela grande rede. Discorre sobre os processos de autenticação de usuários nas redes e por fim apresenta as fraudes e ameaças mais comuns que afligem grande número de usuários que tem a Internet hoje como ferramenta indispensável.
SEGURANÇA DE REDES Por se tratar do bem mais valioso para as organizações do mundo moderno, a informação é alvo de constantes ameaças, pelo simples fato de se