561768506/63
427 palavras
2 páginas
A SOCIOLOGIA NO BRASILIdéia principal: A evolução da sociologia no Brasil se deu quando a pràtica da sociologia global passou para a sociologia com um objeto definido e deixando de ser praticada por intelectuais não especializados para ser praticado por profissionais especialistas.
A sociologia no Brasil passou por um período de transição, muitos aspectos contribuíram para a sua evolução, fazendo que a sociologia no Brasil se consolidasse passando a ter um objeto definido de estudo e não mais de forma global, passando a contar com profissionais especializados que difundiram no seu ensino.
A origem da sociologia no Brasil se deu com os intelectuais que tiveram como base o evolucionismo de Darwim, portanto teve a sua formação ciêntifica.; A sociologia logo precisaria se desprender do naturalismo ciêntifico e se tornar autônoma, devido ao contexto brasileiro.
Livio de Castro em sua obra principal expõe o papel da mulher na sociedade moderna, onde descreve a mulher como privada pela sua condição e escrava do homem, e a evolução da mulher na sociedade moderna, onde o domínio do homem prevalece, esta obra foi um grande marco para a formação da sociologia no Brasil.
Paulo Egidio critica os métodos de Durkem, que na sociologia criminal afirma que o crime é normal, dependendo da regularidade em que ocorre, Durkeim tentou ao máximo conciliar a consciência jurídica e generalidades do evolucionismo por meio de estudo dos tipos sociais.
Grandes questões brasileiras destacadas por diversos autores relatam o contexto onde se vê a necessidade de uma sociologia que faça um estudo sistemático da realidade brasileira, e um desejo de formar uma teoria geral do Brasil. Nesse ponto a sociologia tem um papel político, visando o progresso e uma interpretação no seu conjunto.
A sociologia é consolidada quando passa a iniciar o seu estudo e esta passa a ser disciplina curricular, expondo seus ensinamentos de forma sistemática.
Somente depois de 1940 que a