Empresas - Alberto Asquini
O perfil subjetivo conceitua empresa como “Quem exercita profissionalmente atividade econômica organizada com o fim da produção e da troca de bens ou serviços”. Ou seja, empresa é uma pessoa. Daí o nome, perfil subjetivo.
Perfil Funcional
No perfil funcional de empresa, Asquini sugere que a empresa é uma atividade. É uma atividade voltada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Calma, mais na frente vamos ver melhor isso ai.
Perfil Objetivo
Quando se fala em perfil objetivo, nós podemos presumir do que se trata. Objetivo lembra objeto, bens. Nesse perfil, empresa é considerada como um conjunto de bens, que se destinam ao exercício da atividade empresarial, seja essa qual for. Por exemplo, em uma sorveteria, a atividade empresarial seria o fornecimento de sorvete, e a empresa seria todo o conjunto de bens que garantem esse fornecimento. O freezer, o balcão, o estabelecimento etc.
Perfil Corporativo
Pra esse perfil, empresa é um conjunto de pessoas que se unem buscando um objetivo econômico em comum. Empresa, aqui, seria o somatório do empresário, dos seus sócios, dos seus colaboradores, dos seus funcionários etc. Os Conceitos de Empresa e Empresário no Brasil
O Legislador brasileiro, ao elaborar o Código Civil de 2002, deixou claro, de forma expressa, qual o conceito de empresário seria adotado. Em seu artigo 966, o código civil traz esse conceito da seguinte forma:
“Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.”
E ai, lendo assim dá pra sacar qual o perfil adotado para empresa? Acertou se disse que é o Conceito Funcional. O código diz expressamente que empresa é