strjus
436 palavras
2 páginas
28/10/13Vendedora demitida após chamar cliente de perua reverte justa causa | Notícias JusBrasil
Gilberto Melo da Cruz
Não sou da área do direito, sou sociólogo, o que me leva a fazer uma análise sob o prisma do social. Há pessoas em nossa sociedade que, por terem um grande poder aquisitivo,acham-se no direito de humilhar quem possui um status social inferior ao seu, caso da vendedora. Analisemos então. Se esta usou o termo
"perua", ofendendo a cliente, mesmo estando sob um contrato de experiência, é porque deve ter chegado ao extremo do seu limite de tolerância, o que, acredito, fez com que seu superior imediato não a punisse.
E ainda, a empresa só tomou a decisão de demití-la, por justa causa, devido a forte pressão da cliente, que deve ter utilizado-se de seu status para forçar, dois dias depois, a empresa a tomar essa dura decisão.
Portanto, penso que o nobre jurista julgou o caso, acertadamente, sob um olhar sociológico. Olhar que poucos tem a sensibilidade de ter, ao tomar decisões envolvendo pessoas de baixa renda, exploradas no cruel sistema capitalista.
1 dia atrás
Responder
Denunciar
Zion Cleber Pereira
1 voto
Juiz não é e não pode ser sociólogo, por isso que existem as duas profissões, um, cuida de julgar diante dos fatos provados, o outro, estuda os comportamentos. A empresa depende exclusivamente do cliente, e deve trata-lo de maneira que não saia nunca insatisfeito, e nisso inclui seus proprietários e funcionários. Nada justifica a ofensa ao cliente, em uma empresa que preza pela qualidade dos seus serviços, isso é inadmissível. Fui por 30 anos empregado e hoje sou empregado.
5 horas atrás
Denunciar
Altamir Nunes
Corretíssimo o que vc comentou. O comentário do Zion Cleber está parcialmente correto. Pois está correto quando diz que juiz não é e não pode ser sociólogo. Então o seu comentário como sociólogo está correto e a decisão do juiz também, pois ele usou o que diz a lei para chegar à
mesma