erico
Nasceu em 17 de dezembro de 1905, na cidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul e faleceu vítima de enfarte no dia 28 de novembro de 1975.
Sua Principal Obra: Olhai os Lírios do Campo: Obra que nos mostra o amor profundo deixado em segundo plano para a busca de poder e dinheiro.
Eugênio é formado em medicina, cujo pai era pobre, um simples alfaiate e ele, apesar de ser um médico pobre abre mão de seu amor por Olivia também médica e casa-se com uma moça rica, transformando assim Eugênio num médico de renome.
Do seu romance com Olívia nasce um criança, que ele só vem, a saber, de sua existência quando Olivia já está no final da vida.
Nessa hora é que ele percebe o valor do verdadeiro amor.
Veríssimo também nos mostra já nessa época, a importância do poder e da família dita tradicional. Fala do preconceito latente contra judeus.
É um livro que abrange muitas questões sociais.
Obs. O título é referência a uma passagem da Bíblia que diz:
Nem Salomão com toda a sua riqueza veste-se como os lírios no campo.
Características das Obras: É dividido em 3 grupos:
1º: Clarissa: As obras desse grupo registram a vida pequena de Porto Alegre, dando ênfase nas relações sociais da vida cotidiana da população.
2º: O Tempo e o Vento: As obras desse grupo registram a reconstrução da formação e mudanças do Rio Grande do Sul desde suas origens, é dividido em três partes: O Continente, O retrato e O arquipélago. O mais alto das obras é O Continente que narra a conquista de São Pedro pelos colonos.
3º: O Senhor Embaixador: As obras desse grupo denunciam os males do autoritarismo e as violações dos direitos humanos, pois foi escrito durante o período da ditadura militar.
Érico Veríssimo escritor brasileiro (filho de Sebastião Veríssimo da Fonseca e de Abegahy Lopes). Foi um dos maiores romancistas do