Empresa multidivisional
É uma empresa fundamental à compreensão da passagem da emrpesa unitária à empresa de estrutura multidivisional;
Du Pont Powder Company utilizava procedimentos contabilisticos de controlo e planeamento desenvolvidos por empresas industriais e de distribuição durante o sec XIX.
A Du Pont Powder Company desenvolveu novos sistemas de avaliação financeira que permitiam planear e controlar o uso de capital permitindo uma valiação de todas as operações internas da empresa desde a aquisição de matérias primas até ao consumidor final.
Diapositivo 4:
Os criadores da Du Pont Powder Company e outros empresários criaram firmas verticalmente devido às maiores oportunidades de lucro a uma hierarquia bem organizada; estas firmas utilizavam as suas informações contabilisticas para detetar e administrar oportunidades de maximização de lucro, no entanto estas firmas possuiam fragilidades:
- Complexidade das próprias firmas;
-Indiferença dos gerentes às metas dos proprietários, pois os gerentes ( na condição de empregados) não partilhavam necessariamente a mesma ambição do dono em obter lucro, o que poderia geral conflitos e ser causa de uma inefeciência interna.
Diapositivo 5:
Surge então a empresa multidivisional como uma forma de resposta à crescente complexidade inerente ao desenvolvimento das empresas unitárias. Surge da necessidade de solucionar problemas de divisão de trabalho e para evitar perdas indesejaveis de controlo sobre as metas de trabalho.
A organização multidivisional foi criada para limitar a perda de controlo pois o crescimento crescente das empresas unitárias ameaçava ser um obstaculo para grandes empresas dos EUA (Du Pont Powder Company ou General Motors) a quando da sua expansão para novas linhas de produção ou novas àreas geográficas.
Este tipo de organização é caracterizado por ter divisões independentes, em que cada uma das mesmas representa um centro ativo do negócio. Cada divisão é como uma subunidade da empresa, é um