Estrturas Organizacionais
Para Oliveira (2001), a estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa, ela é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela organização. Andrade (2012) afirma que a relação estratégia-estrutura constitui um tema de fundamental importância para a administração das organizações, pois na medida em que aumenta o volume de negócios e a empresa cresce, seus dirigentes geralmente passam a sentir maior necessidade de melhorar a eficiência de seus processos de controle, de racionalizar a distribuição de tarefas entre seus membros, de criar departamentos especializados, esses fatores exigem o desenvolvimento de uma estrutura organizacional apropriada. Oliveira (2001) relata que qualquer empresa possui dois tipos de estrutura: a) a estrutura formal: é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma; b) a estrutura informal: surge da interação social das pessoas, se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem, portanto, apresenta relações que usualmente não aparecem no organograma.
A abordagem na estrutura informal está nas pessoas e em suas relações, enquanto a estrutura formal dá ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades (OLIVEIRA, 2001).
ELABORAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
E estrutura organizacional não é estática, o que poderia ser deduzido com base em um estudo simples de sua representação gráfica: o organograma (OLIVEIRA, 2001). Segundo Cury (1994), o Organograma é um gráfico universal utilizado pra representar a estrutura organizacional da empresa. Em princípio, o organograma tem como finalidade representar:
1. os órgãos componentes da empresa;
2. tanto quanto possível, de forma genérica, as funções desenvolvidas pelos órgãos;
3. as vinculações e/ou relações de interdependência entre os órgãos;
4. os níveis administrativos que compõe a