Estudante
FORMAS DE GOVERNO
REPÚBLICA E MONARQUIA
Nome
Direito Diurno T. 2010
“Num mundo que prefere a segurança à justiça, há cada vez mais gente que aplaude o sacrifício da justiça no altar da segurança.”
Eduardo Galeano
1.FORMAS DE GOVERNO
Há autores como Dallari que dizem que as formas de governo são: república e monarquia, e outros como Duverger e Xifras Heras que entendem forma de governo e regime político distinguindo-as em: regime político, forma de Estado e sistema de governo. Tendo em vista que um sistema de governo é bem sucedido, outros Estados buscam segui-lo de acordo com suas realidades e necessidades, havendo assim, várias formas de governo.
1.2.CLASSIFICAÇÕES
Entre as classificações de governo estão as normas e as anormais. A primeira decore de acontecimentos naturais da política, já a segunda, pelo contrário, faz uso da força, podendo ser chamada de tirania, depostimo, totalitarismo ou ditadura, conforme a época e lugar. A classificação mais antiga, porém, das formas de governo veem de Aristóteles, que como fundamento as distuingue em: realeza, aristocracia e democracia/república.
Nessas classificações o interesse geral ou particular prevalecem, até os dias de hoje, portanto, quando quem governo passa a tomar decisões particulares o governo piora. Outra classificação mais exata de organização do Estado Moderno aparece nos “Discursos sobre a Primeira Década de Teto Lívio” de Maquiavel, onde uma sociedade anarquista nomeia um chefe justo. Uma monarquia eletiva passa a ser hereditária, surgindo então com os herdeiros uma tirania. Com o tempo os mais ricos se apoderaram do governo, fundando a aristocracia, já os que não haviam sofrido com os males da tirania e não se preocupavam com o bem comum, passaram a fazer uso do governo para próprio proveito, utilizando-se da oligarquia. O povo já não aguentando a oligarquia e tirania resolveu governar a sí mesmo, surgindo o