Empresa Familiar Brasileira - desenvolvimento de questões
Leitura/Análise e desenvolvimento de questões.
Capítulo 01
1 - O que constatou Hofstede (1994) com o seu estudo, sobre a cultura do Brasil?
Hofstede constatou em seu estudo que no que se refere ao Brasil, traços de uma sociedade coletivista e caracterizada por uma distância de poder muito grande, e que busca ainda evitar a incerteza.
2 - Quais as características das duas correntes que estudam a cultura brasileira?
A - Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior enfatizam que questões da estrutura econômica, política e racial, priorizando aspectos relacionados aos macroprocessos.
B - DaMatta, Hollanda e Moog enfocam em explicar o Brasil por meio da compreensão de elementos que influenciaram sua formação histórica e cultural.
3 - Pesquisas de Freitas, Lodi, Prates e Coda demonstram que os valores culturais do Brasil estão refletidos na cultura de suas organizações. Faça a correspondência entre os autores e os aspectos presentes na cultura das organizações brasileiras:
( III ) hierarquia, personalismo, malandragem, sensualismo, aventureiro
( II ) bondade, hospitalidade, personalismo, falta de coesão social, religiosidade, individualismo
( I ) subsistemas institucional, pessoal, de líderes e de liderados
I- Barros e Prates
II- Lodi
III- Freitas
4 - Quais as características da família tradicional e moderna, segundo Neder?
Segundo Neder, a família tradicional tem como características, a responsabilidade paterna se referia à sobrevivência maternal, ao destino e ao futuro da família. Os valores patriarcais e a dependência total do resto da família, em relação ao produto do trabalho paterno, garantiam-lhe um enorme poder, que lhe dava autonomia e permissão para fazer o que quisesse. As decisões e tarefas da mulher eram rotineiras e cotidianas e seu papel estava mais relacionado à estabilidade, à manutenção, à permanência.
Já na família moderna as mulheres ingressaram no mercado de trabalho e