Tcd – administração da pequena e média empresa
TCD – ADMINISTRAÇÃO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA
TEMA: A importância das empresas familiares no contexto mercadológico
OBJETIVO:
O objetivo deste trabalho é mostrar a gestão das empresas familiares neste novo entorno competitivo, identificar o processo de transferência do comando e contribuir com estratégias empresariais para a sobrevivência mercadológica.
JUSTIFICATIVA:
A justificativa de falar sobre este tema é obter uma análise, sob o ponto de vista da Gestão Administrativa, dos aspectos e características que posicionam as empresas familiares no mercado competitivo. As peculiaridades da gestão de Empresas Familiares onde o ambiente familiar muitas vezes se mistura ao profissional.
INTRODUÇÃO:
O tema "empresa familiar" é bastante debatido atualmente. Alguns especialistas e empresários acreditam que família e empresa não devem se misturar. Porém, empresas como a Gerdau ganharam o mundo, comercialmente após o inicio com características de empresa familiar, demonstrando que a eficiência ou não de uma organização independe dos membros que a criaram serem parentes ou não. Quando paramos para observar empresas de sucesso de hoje, chegamos a conclusão que muitas delas já foram ou continuam sendo consideradas Empresas Familiares que na grande maioria se caracterizam como pequenas e médias, atualmente representa uma parte significativa no conjunto das empresas existentes no Brasil.
Quem defende que a economia tem bases nas empresas familiares, alicerça o discurso nas empresas que surgiram com no pós revolução industrial, aquelas organizações foram um campo fértil para o surgimento dos empresários que deram ‘mobilidade’ ao mundo. Os contrários a essa idéia, citam questões como a sucessão do gestor.
DESENVOLVIMENTO:
As empresas familiares, geralmente, separam crenças, valores, ritos, rituais e artefatos - nessa ordem - numa escala crescente de visibilidade, qua nada