Fichamento do livro a interpretação dos sonhos
Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda
Curso de Psicologia Disciplina: Introdução ao Estudo de Lacan
Graduanda: Hannah Beatriz Motta Maffra
FICHAMENTO
FREUD, Sigmund. Obras Completas – Volume IV: A Interpretação dos Sonhos (primeira parte). Capítulo I – A literatura científica que trata dos problemas dos sonhos: itens A e B. 1900.
* RESUMO
O sonho, mesmo parecendo ser distante da realidade, representa a individualidade do indivíduo através de signos. Ele é formado dento das experiências que o individuo teve anteriormente, sendo que seu conteúdo é totalmente sujeito às particularidades da pessoa, todos os seus hábitos e experiências vividas.
Existem, ainda assim, uma série de fatos a serem analisados a cerca das características dos sonhos, como o fato de termos algum material que, no estado de vigília, não viríamos e não nos é familiar. Dentro disto, uma característica interessante do sonho, ressaltada por Freud, é a de que estes sobressaltam registros de nossa memória que possivelmente nunca emergiriam durante a vida de vigília.
Apesar desse caráter, os sonhos não são simples manifestações da memória de forma solta e aleatória, ele representa uma atividade de emersão de algum desejo ou vontade, ou algo que estejamos passando em nossa vida de vigília, e nos é refletida nos sonhos.
* CITAÇÕES * “Mesmo quando toda a nossa mente está repleta de algo, quando estamos dilacerados por alguma tristeza profunda, ou quando todo o nosso poder intelectual se acha absorvido por algum problema, o sonho nada mais faz do que entrar em sintonia com nosso estado de espírito e representar a realidade em símbolos.” * “Nossos sonhos se associam regularmente às representações que estiveram em nossa consciência pouco antes. A observação acurada quase sempre encontra um fio que liga o sonho às experiências da véspera.” * “O conteúdo de um sonho é, invariavelmente, mais ou menos determinado pela