Psicologia organizacional e do trabalho e gestão de empresa familiar
1454 palavras
6 páginas
Diante do contexto histórico do surgimento da psicologia organizacional e dotrabalho cabe ressaltar que a psicologia do trabalho emancipou-se dapsicologia geral na seqüência do desenvolvimento da ciência psicológica. Segundo Zanelli (2004) tal emancipação é marcada pelo contexto histórico-social vivenciado na época: primeira e segunda guerra mundial, revolução industrial, taylorismo etc. Não obstante, como coloca o mesmo autor, à partir da década de 30 foi sendo implementado no Brasil instituições ligadas à organização do trabalho; em 1950, surgiu, efetivamente, a PsicologiaIndustrial e do Trabalho vinculada ao âmbito acadêmico mas com características acentuadas ao incremento do desenvolvimento industrial, observa Zanelli (2004).O mesmo autor coloca que a definição da área, hoje PsicologiaOrganizacional e do Trabalho, tem passado por diferentes concepções, como por exemplo, na Psicologia Industrial os psicólogos voltavam-se apenas para os acontecimentos intra organização, recentemente passou-se a enfatizar não só as relações extra organização, mas o contexto imediato do trabalho, a organização e seu ambiente externo. Acresce-se a isso fatores associados ao comportamento das pessoas que trabalham na organização derivando daí, o que Zanelli (2004) define como Psicologia Organizacional.
Ainda o mesmo autor enfatiza a interação das características do trabalhador, a natureza do trabalho, estrutura organizacional e o ambiente externo, acrescentando que a Psicologia pode ser empregada na busca emancipatória ou opressora, na organização ou em qualquer outro lugar, com isso a atuação do profissional busca a reflexão dos fenômenos vivenciados naempresa intervindo de modo que a ação seja pautada numa compreensão geral de todo âmbito organizacional.
Diante do contexto acredita-se que a Psicologia é uma ciência em movimento, ou seja, a teoria psicológica procura desempenhar diante das mudanças sociais, uma prática capaz de lidar com problemas emergentes das mudanças