Emprego x trabalho
Emprego é Trabalho? 2 Definição Geral de Emprego e Trabalho 2 Impasses na relação Emprego x Trabalho 3 Valorizando o Trabalho 4 Considerações Finais 6 Referencias Bibliográficas 7
Emprego é Trabalho?
Um jovem rapaz em busca de emprego participa de um processo seletivo, passa com louvor pelas dinâmicas e provas da empresa, convicto que aquela vaga seria dele o jovem candidato no momento da entrevista pergunta ao entrevistador mais detalhes sobre o emprego pretendido, de pronto o futuro empregador relata as atividades do trabalho a ser desempenhado, sem ao menos deixar o entrevistador terminar seu discurso o candidato se levanta agradece a oportunidade e se dirige a porta, antes de sair da sala o entrevistador pergunta para o ex-candidato o motivo da desistência do jovem? O mesmo o responde sutilmente:
- Vim aqui em busca de emprego e o que encontrei foi trabalho! Isso eu não estou interessado! E sai bruscamente.
Esta pequena história tenta demonstrar a atual realidade sobre os equívocos das definições de emprego e trabalho, assim como, as resoluções motivacionais que cada um exerce no mercado de trabalho, estabelecendo posicionamentos antes e depois do individuo estar empregado ou trabalhando.
É notório dizer que de uma maneira ou de outra a maioria das pessoas trabalham mesma aquelas que não estão empregadas, mas na realidade emprego não é trabalho?
Responder está questão é objetivo deste trabalho. Por mais que a lógica esteja claramente vista nas diversas definições que ouvimos, existem inúmeros enganos sobre estas duas palavras, tantos que por deveras custam o “emprego” de muitos cidadãos.
Definição Geral de Emprego e Trabalho
Atualmente é fácil notar pequenos enganos sobre as nomenclaturas “trabalho” e “emprego”, onde um pode ser sinônimo do outro, porém não necessariamente este seja equivalente ao primeiro. Maria Bernadete Pupo afirma que:
“O "trabalho" surgiu no momento em que o homem começou a transformar a natureza e o