Surgimento e conceito da sociologia
O contexto histórico de surgimento da Sociologia deste momento era marcado pela crise política da ordem mundial que se iniciara no “elo mais fraco” a América, primeiro no Canadá (1756-1763) , posteriormente nos Estados Unidos (1776-1783), logo após no Haiti no final do século e finalmente , se estenderia a toda a América Latina nas duas primeiras décadas do século XIX.
Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.
Marx realiza uma construção teórica que procura sintetizar os conceitos mais atuais descritivos da economia burguesa, com o pensamento critico francês mais radical, que naquele momento era defendido pelos Socialistas Utópicos, utilizando como método de estudo e pensamento a Lógica Dialética. O materialismo dialético é o conceito central da filosofia marxista, mas Marx não se contentou em introduzir esta importante modificação apenas no terreno da filosofia. Ele adentrou no terreno da História e ali desenvolveu uma teoria científica: O materialismo histórico. O materialismo histórico, a concepção materialista da história desenvolvida por Marx e Engels, é uma ruptura à História como vinha sendo estudada até então. A história idealista que dominava até então.
Émile Durkheim é considerado um dos pais da Sociologia moderna, tendo sido o fundador da escola francesa, posterior a Marx, que combinava a pesquisa empírica com a teoria sociológica. É amplamente reconhecido como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social. Durkheim deu grandes contribuições para a sociologia, pois ele transformou a sociologia em Ciência, pois antes o sociólogo não tinha um objeto de estudo, mas através da analise do objeto