Empreendedorismo no brasil
BRASIL
O Brasil de uma forma geral, não apresenta condições que favorecem a criação de novos negócios. Mesmo assim têm se mantido todos os anos entre os 13 países com TEA mais alta.
Os fatores relacionados a mentabilidade empreendedora, ao ambiente social e cultural e ao mercado consumidor são os que principalmente levam o individuo brasileiro a empreender por oportunidade.
Das 16 condições para empreender somente 5 são favoráveis,
a maioria são desfavoráveis, o Brasil oferece oportunidades, mas não consegue dar condições, as condições macroeconômicas favorecem o empreendedorismo no Brasil, mais ainda precisa evoluir significativamente nas condições mais ligadas ás políticas de apoio empreendedor, políticas e programas do governo, serviços educacionais financeiros, de ciência e tecnologia e de regulação da competição no País.
Há
uma dificuldade do empreendedor para obter as informações necessárias para acessar os mecanismos de apoio criados por programas do governo. E quando conseguem aparece a demora em conseguir licenças para empreender, não tendo apoio financeiro.
CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS
Não
há no país a introdução de conceitos de empreendedorismo desde a escola básica até níveis avançados, educação e capacitação empreendedora recursos humanos capazes de reconhecer as oportunidades e aproveita-lás. Proteção aos direitos intelectuais, acesso aos mercados e barreiras de entrada, dinamismo no mercado, grande fator que contribui para o empreendedorismo, mais que nos outros países.
FATORES LIMITANTES
Maiores políticas governamentais, apoio financeiro e educação
e capacitação. Políticas governamentais burocracias, carga tributária muito alta, legislação trabalhista e falta de linhas de créditos, é necessário o governo federal dar incentivos, para depois o governo municipal. Há um avanço na lei do empreendedor individual mas esta voltada para negócios sofisticados.