Empreendedorismo no Brasil
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS – FES
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DA
EMPREENDEDORISMO (COMPARATIVO: BRASIL COM PAÍSES DESENVOLVIDOS)
DIEGO DE LIRA TAVARES
MANAUS
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS – FES
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DA
EMPREENDEDORISMO
(COMPARATIVO: BRASIL COM PAÍSES DESENVOLVIDOS)
MANAUS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo abordar, de maneira clara e simplificada, sobre o empreendedorismo, destacando a sua importância e explicitando o tema com uma visão voltado a realidade nacional, mostrando a situação do Brasil frente ao empreendedorismo e os entraves em nossa legislação que acabam por dificultar o empreendedor.
No mesmo, se encontra um foco maior em explanar estes entraves de forma comparativa, através de nossa legislação em relação com outros países mais desenvolvidos.
O referido conteúdo está exposto de forma a explanar, de forma individual, cada tópico no qual este trabalho o determina. A devida abordagem com exemplos também fazem parte do conteúdo, no intuito de uma melhor explanação do conteúdo pesquisado e entendimento dos assuntos que aqui serão abordados.
1 – EMPREENDEDORISMO Conceitualmente, o empreendedorismo se populariza através do professor e economista austríaco Joseph Schumpeter (1883 - 1950), através do conceito criado pelo mesmo, denominado “destruição criativa”, presente em sua obra Capitalismo, Socialismo e Democracia (1942). Nesta ideia por ele defendida, o empreendedor é alguém versátil, possuidor de habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, capaz de organizar as operações internas e realizar as vendas de sua empresa.