Empreendedorismo no brasil
TRABALHO 2 – Resumo; Estudo melhorar o empreendedorismo no Brasil.
Disciplina de Empreendedorismo
Prof. Marcio Moacir Pereira
Acadêmico Jonas Viana Bernardini
Empreendedorismo no Brasil
Segundo visão dos especialistas entrevistados, o Brasil, de uma forma geral, não apresenta condições que favorecem a criação de novos negócios. Fatores relacionados à mentalidade empreendedora, ao ambiente social e cultural e ao mercado consumidor são os que principalmente levam o individuo brasileiro a empreender.
Evolução das condições de empreender no período 2002 à 2010
Quando se analisa a percepção dos especialistas quanto as condições para empreender no Brasil, nova-se predominância de condições desfavoráveis para o empreendedorismo.
O Brasil é um país que oferece oportunidade para o empreendedorismo, mas que não consegue dar condições para tanto. Tal fato prende-se em partes ao processo de crescimento econômico.
Além destes fatores, destaca-se também com a valorização da inovação como positivo bem como infraestrutura Física e participação da mulher como empreendedora.
Os aspectos mais desfavoráveis ao empreendedorismo estão ligados a politica e programas do governo, bem como serviços educacionais, financeiros, de ciência e tecnologia e de regulação da competição no país.
Politicas Governamentais e Programas Governamentais são desfavoráveis.
Programas Governamentais, percepção da dificuldade que o empreendedor tem em obter as informações necessárias para acessar os mecanismos de apoio criados por programas do governo. Politicas Governamentais aparecem a demora em conseguir licenças para empreender no Brasil.
Importante também destacar todo um conjunto de condições desfavoráveis ligadas às áreas da Educação, Ciência e Tecnologia. A percepção de que nosso empreendedor não possui condições para iniciar e administrar um negócio.
Dois outros aspectos