Ad1-formação econômica brasileira-alan diones silva bernardo
901 palavras
4 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação à Distância - AD1 (PROVA)
Período – 2013 / 1º
Disciplina: Formação Econômica Brasileira
Coordenador: Alexis Toríbio Dantas
Aluno: Alan Diones Silva Bernardo Matrícula: 12215060663
Pólo: Itaperuna
Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:
1. Quais as principais diferenças entre o sistema de parceria e o sistema de colonato na utilização do imigrante na produção exportadora de café no Brasil? (3,0 pontos).
Ao contrário do sistema de parceria, o colonato não impunha condições de vida tão degradantes aos imigrantes para a atividade produtiva. O financiamento de sua vinda pelo Estado e a possibilidade de manter aceso o sonho de progredir em uma terra nova favoreceram fortemente o aumento do fluxo de imigrantes para o país.
No sistema de parceria, o imigrante arcava com todos os custos da viagem e estadia, acumulando uma dívida praticamente impagável, e sofria com condições de vida extremamente precárias, o que determinou um fim muito rápido para sua utilização.
No colonato, com a participação do Estado no financiamento do fluxo migratório, aliada a um processo mais geral de imigração europeia para o resto do mundo, a imigração encontrou condições bem mais favoráveis para deslanchar.
2. Analise as principais medidas adotadas no governo Campos Sales para deter a recorrente desvalorização cambial que marcou a economia brasileira no final do século XIX. (4,0 pontos).
O ex-presidente Campos Sales, era representante da oligarquia cafeeira paulista. Sua meta primordialmente era a obtenção de novos recursos externos para resolver o problema de solvência das finanças públicas. Logo de início, como tentativa de tirar o país de uma situação economicamente muito desfavorável, Campos Sales aceitou uma proposta de acordo com os banqueiros