Dieta Branda laxativa
A anemia megaloblástica reflete um distúrbio na síntese de DNA que resulta em alterações morfológicas e funcionais de eritrócitos, leucócitos e plaquetas e seus precursores no sangue e na medula óssea.Geralmente é causada por deficiência de vitaminas B12 ou ácido fólico ,de modo que ambos são essências á síntese de núcleo e proteínas . A deficiência de ácido fólico é a primeira a se tornar evidente. Abordaremos neste trabalho a referente patologia dando ênfase a fisiopatologia, sintomas e tratamento dietoterápico.
2.Anemia
A anemia refere-se à falta de hemoglobina circulante suficiente para fornecer oxigênio aos tecidos. A anemia tem múltiplas causas e está geralmente associada a outras doenças e distúrbios (Doença renal, câncer, doença de Cronh, alcoolismo). Pode ser causada pela produção inadequada de eritrócitos, por hemólise anormal e sequestro dos eritrócitos ou perda de sangue (Brunner, 2000).
A anemia é um dos distúrbios fisiológicos de maior prevalência atingindo um terço da população mundial (Tomich; Rocha e Ferreira, 2010).
2.1 Anemias megaloblásticas
As anemias megaloblásticas constituem um grupo de anemias em que os eritroblastos na medula óssea mostram uma anormalidade característica: Atraso da maturação do núcleo em relação á do citoplasma. O defeito básico responsável pelo assincronismo de maturação do núcleo é a síntese defeituosa de DNA e, na prática clínica, em geral é causado pela deficiência de vitamina B12 ou de folato (Hoffbrand, 2008).
3.Vitamina B12
É uma vitamina do complexo B, também conhecida como cianocobalamina, faz parte da família de compostos denominados genericamente de cobalaminas (Paniz et al., 2005).
Na natureza essa vitamina é sintetizada por microrganismos, os seres vivos adquirem-na através da ingestão de alimentos animais, pela produção interna de bactérias intestinais ou pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias (Hoffbrand, 2008). É a